O Monster Energy AMA Supercross FIM World Championship 2013 começou neste sábado, com a tradicional etapa de abertura no Angel Stadium, em Anaheim na Califórnia. E as corridas não deixaram a desejar naquela que promete ser uma das mais emocionantes e disputadas temporadas da história. A ansiedade e expectativa em torno do tão esperado início do campeonato finalmente foram saciadas.
Na categoria 250 região Oeste deu a lógica, com o atual campeão Eli Tomac vencendo a corrida. Já na principal categoria, a 450, o Main Event brindou o público com uma das melhores corridas da história do Supercross nos últimos anos. O dono da noite foi Davi Millsaps, que ao vencer contrariou a lógica e mostrou que não quer ser um mero coadjuvante em 2013.
Class 450
Na largada Millsaps fez o holeshot e disparou na frente, seguido de perto por Trey Canard. Justin Barcia largou em terceiro, com Ryan Dungey em quarto e Chad Reed em quinto. James Stewart largou em nono e o atual campeão Ryan Villopoto em décimo terceiro. Canard manteve-se na sombra de Millsaps o tempo todo e faltando quatro voltas para o final resolveu atacar e assumir a liderança.
Os dois abriram a dramática última volta, e foi exatamente aí que Millsaps deu o troco certeiro para o delírio dos 45.000 expectadores presentes no Angel Stadium. O vice-campeão de 2012 foi o grande protagonista da noite, e com uma vitória espetacular mostrou que não quer ser apenas um pequeno concorrente em 2013. Canard também tem seus méritos pela épica corrida, levando em conta que ficou sete meses afastado após uma grave lesão na coluna.
“Foi uma grande noite pra mim. Esta é minha primeira vitória desde 2010, eu estava tentando apenas manter a calma. Havia um longo tempo que eu não liderava uma corrida, então foi difícil acalmar meus nervos”, disse Millsaps, que já dava sinais de que iria surpreender quando venceu a Heat 1.
Dungey completou o pódio na terceira posição, Reed foi o quarto e Jake Weimer completou os cinco primeiros. Andrew Short foi o sexto colocado. Barcia manteve-se em terceiro durante toda a corrida, mas um tombo faltando três voltas para o fim o deixou apenas na sétima posição.
James Stewart finalizou em oitavo, depois de uma torção no joelho durante a heat 1 que quase o tirou do Main Event. Villopoto, o atual campeão teve uma noite para ser completamente esquecida. Largou mal e quando tentava ultrapassar Josh Grant acabou errando e saindo da pista. Algumas voltas depois, logo após ultrapassar Stewart, errou numa sessão de encaixes e capotou de frente, e a cinco voltas do final voltou a cair. Foi apenas o décimo sexto colocado. Decepção para quem em sua Heat já havia protagonizado uma bela disputa com Barcia.
Resultado da primeira etapa do AMA Supercross 2013 - Class 450
1. Davi Millsaps (Suzuki)
2. Trey Canard (Honda)
3. Ryan Dungey (KTM)
4. Chad Reed (Honda)
5. Jake Weimer (Kawasaki)
6. Andrew Short (Honda)
7. Justin Barcia (Honda)
8. James Stewart (Suzuki)
9. Justin Brayton (Yamaha)
10. Kevin Windham (Honda)
Classificação - 450
1. Davi Millsaps – 25 pontos (1 vitória)
2. Trey Canard – 22
3. Ryan Dungey – 20
4. Chad Reed – 18
5. Jake Weimer – 16
Class 250 Costa Oeste
No Main Event da categoria 250cc região Oeste sem nenhuma novidade deu à lógica. Na largada o atual campeão Eli Tomac fez o holeshot e saiu na frente, seguido pelo alemão Ken Roczen. Tomac não olhou para trás e dominou a corrida, chegando a abrir mais de 8 segundos de vantagem sobre Roczen. Na bandeira quadriculada venceu com pouco mais de seis segundos.
“Era desta maneira que eu queria começar a temporada. Fiz algumas corridas fora de época como o Monster Energy Cup, que me ajudaram a manter minha forma”, disse Tomac.
Cole Seely completou o pódio na terceira posição, Jason Anderson foi o quarto e Malcom Stewart completou os cinco primeiros. Em seu retorno aos Estados Unidos, Zach Osborne foi o sétimo colocado.
Na largada, uma confusão generalizada levou vários pilotos ao chão e por pouco o atual campeão do AMA Motocross Blake Baggett não foi um deles. Partindo das últimas posições, Baggett não conseguiu se recuperar e terminou apenas na décima quarta posição.
Ryan Sipes foi o sexto e o sul-africano Tyla Rattray o oitavo. O equatoriano Martín Davalos venceu a Heat 2, mas na final envolveu-se no tombo coletivo da largada e abandonou a corrida, ficando na última posição.
Pilotos Brasileiros
O Brasil esteve representado por Jean Ramos na categoria 250 e Jorge Balbi Jr. na 450. Em sua Heat Jean, da equipe X-Motos Brasil / JRM Cursos de MX, largou na quarta posição, errou e sofreu um tombo, despencando para décimo primeiro, mas mesmo assim conseguiu se recuperar e garantir a última vaga direta para a final ao terminar na nona posição. No Main Event finalizou em décimo sétimo lugar, marcando quatro pontos.
Já Balbi, da equipe Pro Tork / 2B Racing / N-Fab / TiLube, infelizmente não teve a mesma sorte. Em sua Heat finalizou em décimo terceiro. Partiu para o tudo ou nada na Last Chance Qualifier e fez bonito, mas mesmo assim a quarta posição não foi suficiente, pois somente os dois primeiros avançavam.
Resultado da primeira etapa do AMA Supercross 2013 - Class 250 Oeste
1. Eli Tomac (Honda)
2. Ken Roczen (KTM)
3. Cole Seely (Honda)
4. Jason Anderson (Suzuki)
5. Malcom Stewart (KTM)
6. Ryan Sipes (Suzuki)
7. Zach Osborne (Honda)
8. Tyla Rattray (Kawasaki)
9. Max Ansite (Suzuki)
10. Michael Leib (Honda)
17. Jean Ramos (Kawasaki)
Classificação - 250 Oeste
1. Eli Tomac – 25 pontos (1 vitória)
2. Ken Roczen – 22
3. Cole Seely – 20
4. Jason Anderson – 18
5. Malcom Stewart – 16
17. Jean Ramos – 4
A 2ª etapa do AMA Supercross 2013 acontece no próximo sábado em Phoenix no Arizona.
Fonte | MundoCross