segunda-feira, 29 de julho de 2013

Fotos | 9ª etapa do AMA Motocross 2013 - Spring Creek



Fotos | Simon Cudby - Racer X

Enzo Lopes viverá três semanas importantes para seu futuro

O gaúcho Enzo Lopes, 13 anos, começa a encarar a partir desta segunda-feira, 29, três desafios que podem colocá-lo em um patamar mais elevado no cenário mundial do motocross.

Ao longo da semana ele encara a 32ª edição do Loretta Lynn’s, nos Estados Unidos, com chances de vitória nas categorias Mini Sr original e modificada (motos de 85 a 110cc). Na semana seguinte, sai dos EUA e vai para a Bélgica para passar três dias na casa de Stefan Everts, treinando com o decacampeão mundial e atual chefe da equipe MX-2 da KTM. Depois, no dia 10 de agosto, Enzo participa do Mundial de Motocross Júnior, na República Tcheca.

- Vencer o Loretta e o Mundial mudaria as nossas vidas. Se o Enzo ganhar essas duas competições será o melhor do mundo na categoria dele. Isso despertaria o interesse das equipes, dos patrocinadores – avalia o pai do piloto, Leo Lopes, acrescentando que Enzo acaba de renovar o patrocínio com a Red Bull para mais duas temporadas (2014 e 2015).

O atleta já faz parte do programa de jovens talentos da KTM USA – Orange Brigade, mas a família acredita que esse contato mais próximo com Everts somado a bons desempenhos nestas duas competições podem encaminhar Enzo para um futuro dentro da equipe de fábrica.

- O Everts gostou muito dele quando esteve no Brasil no ano passado. Até hoje o Enzo fala com ele pelo Whatsapp. Tenho inclusive um e-mail do Everts convidando para esta visita em que ele fala das características do Enzo, dizendo que ele tem os ingredientes para ser um grande piloto. Precisa juntar tudo e fazer a mistura dar certo. E nós estamos confiantes – acrescenta Leo Lopes.

Em 2011, Enzo foi vice-campeão mundial de motocross na categoria 65cc, perdendo para o espanhol Jorge Prado, que já é piloto de fábrica do time Red Bull KTM e segue como principal oponente na classe das 85cc do Mundial.

- Tanto no Loretta quanto no Mundial têm cerca de dez pilotos que podem vencer. O Enzo já ganhou e já perdeu para todos. A concorrência é muito grande, mas se estiver em um dia bom podemos ganhar as duas competições – finaliza Leo Lopes.

O piloto, apesar de mais monossilábico em suas respostas, repete as ideias do pai, dizendo que “o Loretta e o Mundial podem mudar a sua vida”.

- Me preparei o ano inteiro para isso. Passo o ano todo esperando chegar o Loretta – resume, deixando qual competição ele preferiria vencer.

Cronograma de Enzo

Até 3 de agosto – Loretta Lynn’s, nos EUA
De 6 a 8 de agosto – treino com Stefan Everts, na Bélgica
Dias 10 e 11 de agosto – Mundial de MX Júnior na República Tcheca

Antonio Cairoli e Jeffrey Herlings vencem GP da Alemanha

Em frente a 16 mil pessoas dentro do EuroSpeedway de Lausitzring, na Alemanha, o italiano Antonio Cairoli e o holandês Jeffrey Herlings mostraram mais uma vez suas habilidades no Mundial de Motocross.

Cairoli fez 2-1 nas baterias e faturou a etapa na MX-1, garantindo seu 63º GP da carreira. Clement Desalle foi quem venceu a primeira bateria da MX-1 e fez segundo na segunda. Herlings ganhou as duas corridas e faturou seu 13º em 13 GPs na categoria MX-2 em 2013.

Resultados - overall

MX-1

        1.    Antonio Cairoli
        2.    Clement Desalle
        3.    Ken de Dycker
        4.    Tommy Searle
        5.    Kevin Strijbos

MX-2

        1.    Jeffrey Herlings
        2.    Jordi Tixier
        3.    Glenn Coldenhoff
        4.    Jose Butron
        5.    Max Anstie

Classificação

MX-1

        1.    A. Cairoli - 611 pontos
        2.    C. Desalle - 503
        3.    K. De Dycker - 479
        4.    G. Paulin - 465
        5.    K. Strjbos - 397

MX-2

        1.    J. Herlings - 642 pontos
        2.    J. Tixier - 483
        3.    J. Butron - 416
        4.    C. Charlier - 365
        5.    G. Coldenhoff - 362

A décima quarta etapa do Mundial de Motocross 2013 acontece na República Checa no dia 4 de agosto.

Resultados | 5ª etapa do Brasileiro de MX 2013 - Lauro de Freitas-BA

Aconteceu no último fim de semana, 27 e 28 de julho em Lauro de Freitas-BA, a 5ª etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross 2013.

O tempo instável em Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador-BA fez com que a CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo) fizesse algumas alterações na programação.

As disputas da 5ª Etapa, das categorias 65cc e Junior, foram adiadas para as próximas Etapas do Campeonato. A programação do sábado foi cancelada, pois a preocupação foi quanto à segurança dos pilotos, já que a área destinada ao resgate foi muito prejudicada pela chuva constante que cai na cidade. Mas um novo traçado para o resgate foi feito. As provas das categorias MX-1, MX-2 e MX-3 foram realizadas no domingo. Saiba como foi.

MX-3

Davis Guimarães (#991) teve motivos para comemorar. O piloto que completa 30 anos de carreira no motociclismo venceu a prova da categoria MX-3.

Davis quebrou a invencibilidade de Milton Becker (#2), o Chumbinho, que havia ganhado todas as provas disputadas até agora e está na liderança da categoria. Mostrando muita força física e técnica ao enfrentar a pista pesada, Davis subiu no lugar mais alto do pódio. “É um dia muito especial. Passa um filme na cabeça. Estou muito feliz com esse resultado”, conta emocionado o piloto que já vinha brigando para vencer uma etapa há algum tempo.

O atual campeão da categoria, Milton Becker, levou a bandeira quadriculada na 2ª colocação após uma excelente prova de recuperação e se manteve na liderança do Campeonato. O italiano Andrea Terenzi (#305) ficou com a terceira colocação depois de liderar boa parte da prova antes de começar a perder posições. Andrea acabou sendo ultrapassado por Davis e Chumbinho. “A pista estava bem difícil. Eu cansei e não consegui manter o ritmo dos outros pilotos”, explica Andrea.

O nordestino Julio Cezar Xavier (#47) finalizou em 4º com João Batista (#321) na sequência.

        1.    Davis Guimarães
        2.    Milton Becker
        3.    Andrea Terenzi
        4.    Julio Cezar Xavier
        5.    João Batista

Classificação

        1.    Milton Becker - 122 pontos
        2.    Erivelto Rossi - 93
        3.    Mariana Balbi - 89
        4.    Davis Guimarães - 83
        5.    Walter Tardin - 75
        Classificação completa/ clique aqui

MX-2 - 1ª bateria

Logo na primeira curva muitos pilotos foram ao chão e foi justamente aí que definiu as primeiras posições da primeira bateria. Thales Vilardi (#27) que estava na segunda posição do Brasileiro acabou sendo prejudicado por um competidor que sofreu uma queda na frente dele e estava em 15º. Fez uma prova de recuperação e terminou em nono.

O português Paulo Alberto (#211), que estava na liderança do Campeonato, largou em terceiro. Aos 12 minutos conquistou a segunda posição, e aos 17 apertou o passo para tentar ultrapassar Eduardo Lima (#2), o Dudu, mas acabou tendo problemas no motor da moto ao passar no salto de chegada, e abandonou a prova.

Dudu liderou a prova de ponta a ponta. Passou a linha de chegada com 43 segundos de vantagem de Endrews Armstrong (#412) que chegou em segundo. Endrews e os demais pilotos foram alternando as posições quase durante toda a prova, mas ao final Rafael Faria (#116) ficou em terceiro, Anderson Cidade (#20), em quarto e Rodrigo Lama (#32), em quinto.

2ª bateria

Os cinco primeiros pilotos que venceram a primeira bateria, novamente disputaram firme na segunda. A diferença foi que Thales Vilardi desta vez largou bem, saiu em terceiro, mas acabou tendo problemas na entrada das costelas e perdeu posições, foi para sétimo. Nas duas últimas voltas conseguiu pressionar Endrews Armstrong, que estava em sexto, e os dois inverteram as posições na bandeirada.

Paulo Alberto largou em quarto, e antes da segunda volta já estava em segundo, e logo foi para cima de Anderson Amaral (#83) que estava em primeiro. Aos quatro minutos já assumiu a liderança e seguiu nela até o fim da prova. Anderson Amaral acabou terminando a disputa em 11º.

Dudu Lima que saiu em quinto fez uma boa prova e foi conquistando posições rapidamente. Aos 11 minutos já estava em segundo, e se manteve na posição. Rafael Faria, Anderson Cidade e Hector Assunção (#1) terminaram em terceiro, quarto e quinto, respectivamente.

Soma das baterias

        1.    Dudu Lima
        2.    Rafael Faria
        3.    Anderson Cidade
        4.    Endrews Armstrong
        5.    Hector Assunção
        Resultado completo/ clique aqui

Classificação

        1.    Paulo Alberto - 216 pontos
        2.    Thales Vilard - 212
        3.    Dudu Lima - 185
        4.    Hector Assunção - 153
        5.    Anderson Cidade - 145
        Classificação completa/ clique aqui

MX-1 - 1ª bateria

Humberto Martin (#101) largou na frente, mas logo foi ultrapassado por Jean Ramos (#992) e Balbi Jr. (#3) que estavam andando em um ritmo muito forte.

Na ponta, Jean começou a abrir vantagem, enquanto Balbi, na segunda colocação, sofria pressão de Wellington Garcia (#21), que veio de ultrapassagem em cima do Humberto Martin. Mas Wellington sofreu uma queda e perdeu a posição. Carlos Campano (#115) que já não havia feito uma boa largada também caiu e demorou muito tempo para conseguir erguer a moto.

Nas últimas voltas da prova, Joaquim Rodrigues (#108) passou Humberto Martin, que também tomou uma ultrapassagem dupla de Adam Chatfield (#407) e Welington Garcia.

Balbi começou a buscar Jean Ramos e conseguiu fazer a ultrapassagem por dentro de uma curva. O piloto era um dos poucos que já estava fazendo duplo da subida do morro e levou vantagem na prova. Depois de uma volta na 2ª colocação, Jean Ramos sofreu uma queda e voltou só na 6ª posição. Balbi liderou até o fim.

2ª bateria

Jean Ramos largou na frente, seguido por Chatfield e Joaquim Rodrigues. Balbi na 4ª posição começou a imprimir ritmo forte e fazer ultrapassagens. O primeiro foi em cima de Joaquim Rodrigues, no duplo, e depois sobre Adam Chatfield.

Balbi começou a partir para cima do líder Jean Ramos, que novamente sofreu uma queda, mas dessa vez levantou rápido e ainda voltou na 2ª colocação. Jean Ramos começou a recuperação e fez um bom duelo com Balbi. Os dois pilotos chegaram a fazer o duplo da subida do morro juntos. Não demorou muito para Jean conseguir a ultrapassagem e receber a bandeira quadriculada na primeira colocação.

Soma das baterias

        1.    Antonio Jorge Balbi Junior
        2.    Jean Ramos
        3.    Adam Chatfield
        4.    Joaquim Rodrigues
        5.    Wellington Garcia
        Resultado completo/ clique aqui

Classificação

        1.    Balbi Jr. - 205 pontos
        2.    Adam Chatfield - 201
        3.    Wellington Garcia - 177
        4.    Carlos Campano - 176
        5.    Joaquim Rodrigues - 171
        Classificação completa/ clique aqui

* IMPORTANTE: a próxima etapa do campeonato será realizada no dia 1º de setembro em Santa Catarina. A cidade ainda está indefinida entre Penha, na pista do Beto Carrero, ou em Canelinha, ambas no Litoral Norte do estado.

Fonte | Assessoria de imprensa CBM

domingo, 28 de julho de 2013

James Stewart e Eli Tomac vencem em Spring Creek

O AMA Motocross desembarcou neste sábado, 27, na pista de Spring Creek, em Millville no Minnesota, para a nona etapa da atual temporada. Na categoria 450cc, foi James "Bubba" Stewart quem garantiu sua primeira vitória no campeonato.

Já na categoria 250cc, Eli Tomac teve um desempenho excepcional. Chegou com apenas um ponto de desvantagem em relação a Ken Roczen e saiu com 27 pontos de vantagem na liderança do campeonato, graças ao revés do alemão na primeira bateria. Saiba como foram as corridas.

Class 450 - 1ª bateria

Justin Barcia (#51) fez o holeshot, enquanto o líder do campeonato, Ryan Villopoto (#2), sofreu um tombo algumas curvas após a largada. Barcia liderou até os 15 minutos de prova, quando foi superado por James Stewart (#7). Quem achava que o piloto da Suzuki conquistaria com tranquilidade sua primeira vitória na temporada se enganou. No final da prova Stewart e Trey Canard (#41) protagonizaram uma ferrenha disputa pela vitória, sendo decidida somente no salto de chegada, com vantagem para o piloto da Suzuki. Barcia finalizou em terceiro, Josh Grant (#33) em quarto e o atual campeão Ryan Dungey (#1), que estava correndo em casa, completou o top 5. Villopoto se recuperou até a sexta posição.

2ª bateria

Stewart fez o holeshot, seguido por Dungey. O piloto da KTM assumiu a liderança na quarta volta, mas levou o troco logo em seguida, na quinta volta. Dungey não se intimidou e devolveu a ultrapassagem na volta seguinte, desta vez de forma definitiva, garantindo a vitória. No final da prova Stewart e Canard protagonizaram outra bela disputa particular, agora pela segunda posição e desta vez o piloto da Honda levou a melhor. Villopoto foi o quarto e Barcia completou o top 5.

Resultado - overall

        1.    James Stewart - (1-3)
        2.    Trey Canard - (2-2)
        3.    Ryan Dungey - (5-1)
        4.    Justin Barcia - (3-5)
        5.    Ryan Villopoto - (6-4)

Classificação

        1.    Ryan Villopoto – 413 pontos
        2.    Ryan Dungey – 379
        3.    Justin Barcia – 307
        4.    James Stewart – 269
        5.    Trey Canard – 263

Class 250 - 1ª bateria

Will Hahn (#19) fez o holeshot. Líder do campeonato, o alemão Ken Roczen (#94) largou na terceira posição, mas na quinta volta sofreu um forte tombo, se levantou lentamente, com muita dificuldade e acabou abandonando a prova. Na sexta volta Hahn perdeu a liderança para o piloto da casa Jeremy Martin (#77), que justo em sua pista local poderia conquistar a primeira vitória da carreira. Poderia. O problema é que o vice-líder do campeonato, Eli Tomac (#17), que havia largado em décimo, queria tirar proveito do infortúnio de Roczen. Martin segurou a pressão de Tomac durante sete voltas, quando acabou cedendo à ultrapassagem. Tomac garantiu a vitória e Martin a segunda posição. Jason Anderson (#21) foi o terceiro, o francês Marvin Musquin (#25) o quarto e Justin Bogle (#34) completou o top 5.

2ª bateria

Will Hahn fez o holeshot novamente e saiu na frente, mas na segunda volta já havia sido superado pelo atual campeão, Blake Baggett (#1). Baggett por sua vez liderou até a quinta volta, quando foi ultrapassado por Roczen. Tomac novamente largou em décimo e veio recuperando posições. Quando assumiu a liderança, na nona volta, sumiu da visão de Roczen, que foi obrigado a se contentar com a segunda posição. Baggett foi o terceiro, Musquin o quarto e Jason Anderson completou o top 5.

Resultado - overall

        1.    Eli Tomac – (1-1)
        2.    Marvin Musquin – (4-4)
        3.    Jason Anderson – (3-5)
        4.    Jeremy Martin – (2-7)
        5.    Blake Baggett – (6-3)

Classificação

        1.    Eli Tomac – 405 pontos
        2.    Ken Roczen – 378
        3.    Marvin Musquin – 334
        4.    Blake Baggett – 295
        5.    Zach Osborne – 261

A décima etapa da competição acontece na pista de Unadilla, em New Berlin, no estado de Nova York no dia 10 de agosto.

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Resultados | 3ª etapa do Arena Nordeste de MX - Tanquinho-BA

Aconteceu no último final de semana, 20 e 21 de julho, na Fazenda Morro Branco, em Tanquinho-BA, a terceira etapa do Arena Nordeste de Motocross 2013. Confira abaixo os resultados das corridas.

MX-1

        1.    Humberto Martin (Machito)
        2.    Anderson Amaral
        3.    Gustavo Amaral
        4.    Kaio Miranda
        5.    Jr.Cão

MX-2

        1.    Anderson Amaral
        2.    Gustavo Amaral
        3.    Jr.Cão
        4.    Kaio Miranda
        5.    Gilbertinho

Força Livre Nacional

        1.    Gabriel Valverde
        2.    Mazinho
        3.    Matheus Lama
        4.    Joelton
        5.    Edcarlos (mãe)

MX-3

        1.    Calixto Jr.
        2.    Zangão
        3.    Bacalhau
        4.    Junior
        5.    Pereira

230cc

        1.    Matheus Lama
        2.    Mario
        3.    Chumbinho
        4.    Diego Brandão
        5.    Manoel Bruno

85cc

        1.    Muguinho
        2.    Pedro Neto
        3.    João Vitor
        4.    Juninho
        5.    Igor Roberto

MX-4

        1.    Alika
        2.    Rosimar
        3.    Paulista
        4.    Sogoma
        5.    Conan

MX-Amador

        1.    Galego Brumado
        2.    Igor Roberto
        3.    Pedro Patrick
        4.    Nilton José
        5.    Gabriel Calixto

65cc

        1.    Felippe Menuzzi
        2.    Tallys Nathan
        3.    Juninho
        4.    Diogo Moreira
        5.    Jean Luiz

Open Nacional

        1.    Paulo de Tarso
        2.    Alika
        3.    Gil
        4.    Amilton
        5.    Ezequiel

Regional MX

        1.    Matheus Andrade
        2.    Gilbertinho
        3.    Mazinho
        4.    Danilo
        5.    Galego de Brumado

Nacional Amador

        1.    Piquitinha
        2.    Jorge Luiz
        3.    Alef Brandão
        4.    Kaio Rios
        5.    Danilo Santana

Fonte | S2 Sports

Fotos | 8ª etapa do AMA Motocross 2013 - Washougal



Fotos | Simon Cudby - Racer X

domingo, 21 de julho de 2013

Depois de quase 20 anos Bahia recebe etapa do Brasileiro de Motocross

O presidente da CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo), Firmo Henrique Alves, esteve na última segunda-feira, 15, no CT Moto Park off Road para avaliar a pista que receberá a 5ª etapa do Brasileiro de Motocross, nos dias 27 e 28 de julho. O local de provas está localizado em Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador-BA. “É uma pista muito boa e bastante técnica. Fica em dois morros. É a tradicional pista de Motocross”, afirma o presidente da CBM.

A pista, localizada na Estrada CIA Aeroporto, KM 08, bairro Capelão, tem diversos obstáculos naturais e ainda passará por alguns ajustes. O traçado terá no mínimo 1.400 metros. “Diferente de outros esportes, como vôlei e futsal que a quadra tem um padrão, no motociclismo as pistas vão ter terrenos e altimetrias diferentes. Na F1 é assim. O circuito de Mônaco é uma prova disso. No motocross, as diferenças sempre vão existir. Uma pista vai ser de areia, a outra mais curta e uma mais longa. Mas isso só faz com que o piloto aumente o seu nível e se desenvolva mais tecnicamente”, ressalta Firmo Henrique Alves.

O estado da Bahia, tão tradicional e que carrega grande parte da história do Brasil, há quase 20 anos não recebe uma etapa do Brasileiro de Motocross. “Estamos interessados em abrir novos centros do motociclismo no Brasil. É claro que onde já tem vamos manter. Mas queremos incentivar esses eventos para fomentar o esporte e ganhar novos adeptos. Eu estou plantando e o esporte irá colher futuramente. Tenho certeza disso”, declara o presidente da CBM.


Inscrições

As inscrições para a 5ª etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross, que será realizada em Salvador/Lauro de Freitas-BA, nos dias 27 e 28 de julho, já podem ser efetuadas com desconto pelo site da CBM: http://www.cbm.esp.br/sistema/proximos-eventos.php?organizador=CBM&idModalidade=13.

Até o dia 25 de julho, quinta-feira que antecede o evento, o valor da taxa é de R$180 para as categorias MX-1, MX-2 e MX-3. Para as classes 65cc e Junior as inscrições custam R$100. Depois do prazo, somente na secretaria de provas que será instalada no local do evento, com acréscimo de 50% no valor, sendo cobrado R$270 e R$ 150, respectivamente.


A 5ª etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross tem a organização da CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo) e realização da FBM (Federação Baiana de Motociclismo). O Campeonato 2013 tem o patrocínio da Rinaldi, Honda, Yamaha, X Motos do Brasil, Petrobrás, Lubrax, IMS Racing, Peterlongo e Circuit. Os patrocinadores da 5ª etapa são: Governo Estadual da Bahia, Prefeitura Lauro de Freitas, TIM Telefonia e Sudesb (Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia).

Fonte | Assessoria de imprensa CBM

Ryan Villopoto e Eli Tomac vencem em Washougal

Após uma semana de folga o AMA Motocross voltou neste sábado, 20, para a disputa da oitava etapa da atual temporada.

Washougal, no estado de Washington, possui uma das pistas mais bonitas do campeonato, localizada no meio de uma floresta cercada por grandes pinheiros. Na categoria 450cc o líder do campeonato Ryan Villopoto quebrou um tabu pessoal, conquistando a primeira vitória de sua carreira no AMA Motocross correndo em seu estado natal. Já na 250cc a tônica continua a mesma. Eli Tomac venceu as duas baterias e colocou fogo na disputa pelo título com o alemão Ken Roczen. Saiba como foi.

Class 450 - 1ª bateria

O atual campeão Ryan Dungey (#1) fez o holeshot e disparou na frente, seguido por Justin Barcia (#51), James Stewart (#7) e Andrew Short (#29). O líder do campeonato Ryan Villopoto (#2) largou na quinta posição. Villopoto levou 10 voltas para assumir a vice-liderança. Poderia ter ultrapassado Dungey também, mas no final perdeu a vitória por pouco mais de um segundo. Stewart finalizou em terceiro, Barcia foi o quarto e Josh Grant (#33) completou os cinco primeiros.

2ª bateria

Dungey novamente fez o holeshot só que desta vez Villopoto largou na vice-liderança. Na quarta volta o piloto da KTM não suportou a pressão e cedeu o primeiro lugar para o piloto da Kawasaki. Villopoto venceu com pouco mais de 8,5 segundos de vantagem sobre Dungey. Stewart foi novamente o terceiro colocado. Jake Weimer (#12) finalizou na quarta posição e Broc Tickle (#20) completou o top 5.

Resultado - overall
 
        1.    Ryan Villopoto
        2.    Ryan Dungey
        3.    James Stewart
        4.    Jake Weimer
        5.    Mike Alessi

Classificação

        1.    Ryan Villopoto – 380 pontos
        2.    Ryan Dungey – 338
        3.    Justin Barcia – 271
        4.    James Stewart – 224
        5.    Trey Canard – 219

Class 250 - 1ª bateria

Justin Bogle (#34) fez o holeshot, para logo depois ser superado por seu companheiro de equipe, Eli Tomac (#17) na segunda volta. Líder do campeonato, o alemão Ken Roczen (#94) largou na nona posição e quando finalmente assumiu a vice-liderança, na antepenúltima das 16 voltas que a prova teve, Tomac estava longe demais para ser alcançado em tão pouco tempo. O piloto da equipe Geico Honda venceu com quase 20 segundos de vantagem sobre Roczen. A terceira posição ficou com o francês Marvin Musquin (#25). Bogle foi o quarto e Justin Hill (#317) completou os cinco primeiros.

2ª bateria

Tomac outra vez não conseguiu fazer o holeshot, mas no final da primeira volta já havia assumido a liderança. Roczen desta vez largou melhor, na terceira posição, e na segunda volta já havia assumido a vice-liderança. Mas o dia era mesmo de Tomac, que novamente venceu com tranquilidade, desta vez com pouco mais de 20 segundos de vantagem sobre o seu rival alemão. Zach Osborne (#338) finalizou em terceiro, Musquin foi o quarto e Jason Anderson (#21) completou o top 5.

Resultado - overall

        1.    Eli Tomac
        2.    Ken Roczen
        3.    Marvin Musquin
        4.    Justin Bogle
        5.    Justin Hill

Classificação

        1.    Ken Roczen – 356 pontos
        2.    Eli Tomac – 355
        3.    Marvin Musquin – 298
        4.    Blake Bagett – 260
        5.    Zach Osborne – 239

A nona etapa do campeonato acontece no próximo sábado na pista de Spring Creek, em Millville, no estado de Minnesota no dia 27 de julho.

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Maior encontro de trilheiros do mundo promete bater novo recorde

O Pro Tork Bananalama 2013 promete bater um novo recorde. A entrada para o Guinness Book no ano passado fez com que o maior encontro de trilheiros do mundo atraísse ainda mais participantes para a sua décima edição. Cerca de três mil motociclistas, além de um público geral de 60 mil pessoas, devem prestigiar o evento, que tem início nesta quinta-feira (4) e segue até domingo, em Corupá-SC. 

Segundo o presidente do Clube de Trilheiros Bananalama, Alisson Siqueira, a expectativa de superar a marca atual começou a se formar logo nos primeiros dias de inscrições antecipadas. "2.132 trilheiros já garantiram sua vaga; este número é inédito nesta fase. Muitos ainda optam por fazer a inscrição no local, principalmente os participantes de outros países da América Latina. Todos estão bastante animados, tenho certeza que será uma grande festa", exalta.

A trilha de 60 km foi especialmente planejada para comemorar o aniversário do evento, passando por belas paisagens da região. O solo está bastante encharcado devido ao mau tempo, portanto, os participantes podem comemorar, não irá faltar lama e muitos tombos para a diversão de todos. Tudo isso com bastante segurança, já que dez equipes formadas por bombeiros e organizadores estarão a postos para prestar todo o suporte necessário.

Além da tradicional trilha, o evento conta ainda com diversas atrações radicais e musicais. O atleta Fred Kyrillos, atual campeão da Copa Brasil de Motocross Estilo Livre, é um dos que integram a programação com seu show. Equipes de wheeling e drifting também estão confirmadas. Entre as bandas, destaque para a RPM, do cantor Paulo Ricardo.

Fonte | Bananalama

Antonio Cairoli e Jeffrey Herlings vencem GP da Suécia

Após a chuva do sábado, 29, no domingo o sol finalmente brilhou em Uddevalla, durante o GP da Suécia, décima etapa do mundial de motocross 2013.

MX-1

O italiano Antonio Cairoli (#222) chegou a sua 60ª vitória em GPs na carreira, ao vencer as duas baterias do GP da Suécia, em Uddevalla. Assim, segue seu rumo ao hepta-campeonato, com 69 pontos de vantagem sobre o vice-líder da competição, Gautier Paulin (#21).

O belga Ken de Dycker (#9) terminou em segundo em Uddevalla fazendo 4-2 nas baterias. Seu compatriota Clement Desalle (#25) fez duplo terceiro lugar e completou o pódio da rodada na MX-1.

Overall

        1.    Antonio Cairoli (1-1)
        2.    Ken de Dycker (4-2)
        3.    Clement Desalle (3-3)
        4.    Max Nagl (2-10)
        5.    Gautier Paulin (7-4)

Classificação

        1.    Antonio Cairoli – 467 pontos
        2.    Gautier Paulin – 398
        3.    Clement Desalle – 374
        4.    Ken de Dycker – 359
        5.    Kevin Strijbos – 298

MX-2

O francês Christophe Charlier (#23) quase tirou a hegemonia de Jeffrey Herlings (#84) na MX-2 ao vencer a primeira bateria com o holandês em terceiro (esta foi apenas a segunda em 20 corridas que ele não ganhou no ano).

Mas Herlings venceu a segunda corrida com Charlier em terceiro e levou o overall mais uma vez (ganhou todos os GPs deste ano). Jordi Tixier (#911) ficou com o último degrau do pódio com 4-2 nas duas baterias.

Overall

        1.    Jeffrey Herlings – (3-1)
        2.    Christophe Charlier – (1-3)
        3.    Jordi Tixier – (4-2)
        4.    Jake Nicholls – (2-5)
        5.    Alessandro Lupino – (6-4)

Classificação

        1.    Jeffrey Herlings – 492 pontos
        2.    Jordi Tixier – 363
        3.    Jose Butron – 311
        4.    Christophe Charlier – 306
        5.    Glenn Coldenhoff – 282

A décima primeira rodada do Mundial de Motocross 2013 acontecerá em Letônia, nos dias 6 e 7 de julho.

Fotos | 6ª etapa do AMA Motocross 2013 - Southwick



Fotos | Simon Cudby - Racer X

terça-feira, 2 de julho de 2013

Ryan Dungey e Eli Tomac vencem em Southwick

No último sábado, 29, o AMA Motocross se despediu de um dos mais tradicionais circuitos de sua história. Após 38 corridas, o Motocross 338 em Southwick no Massachusetts, deixa de fazer parte do calendário do campeonato. Nesta última visita, o circuito totalmente de areia, conhecido por Ricky Carmichael como “pista para homem”, sediou a sexta etapa do campeonato.

Na categoria 450cc o atual campeão Ryan Dungey venceu e diminuiu mais um pouco a diferença para o líder Ryan Villopoto. O mesmo fez Eli Tomac na 250cc, ao vencer e se aproximar ainda mais do líder, o alemão Ken Roczen.

Class 450 - 1ª bateria

James "Bubba" Stewart (#7) saiu na frente, enquanto o líder do campeonato, Ryan Villopoto (#2), largou mal e se envolveu em um tombo com Ryan Sipes (#35) no final da primeira curva após a largada. Stewart abriu vantagem na liderança, mas como já virou costume, na décima volta errou sozinho e sofreu um tombo, abandonando a bateria poucas voltas depois. Quem herdou a liderança foi Andrew Short (#29), seguido pelo australiano Brett Metcalfe (#24) em segundo e o atual campeão Ryan Dungey (#1) em terceiro.

Gradativamente Dungey tratou de despachar Metcalfe e Short. O piloto da KTM garantiu a vitória, mas Short deu um “sufoco” no final, finalizando pouco mais de 600 milésimos de segundos atrás. Outro ponto alto foi à disputa entre Justin Barcia (#51) e Villopoto. O estreante na categoria se defendeu bravamente do líder do campeonato e nesta batalha os dois deixaram Metcalfe para trás. Barcia foi o terceiro, Villopoto o quarto e Metcalfe completou o top 5.

2ª bateria

Villopoto tratou de recuperar o prejuízo da primeira, fazendo o holeshot na largada e garantindo a vitória de ponta a ponta. Dungey recebeu a bandeira quadriculada 14 segundos atrás do líder. Barcia foi o terceiro, Stewart o quarto e Trey Canard (#41) completou o top 5.

Resultado - overall

        1.    Ryan Dungey (1-2)
        2.    Ryan Villopoto (4-1)
        3.    Justin Barcia (3-3)
        4.    Brett Metcalfe (5-6)
        5.    Andrew Short (2-16)

Classificação

        1.    Ryan Villopoto - 283 pontos
        2.    Ryan Dungey – 271
        3.    Justin Barcia – 219
        4.    Trey Canard – 169
        5.    Mike Alessi – 158
        Classificação completa/ clique aqui

Class 250 - 1ª bateria

Will Hahn (#19) fez o holeshot, mas antes de completar a primeira volta já havia sido superado por seu companheiro de equipe, Eli Tomac (#17). Volta após volta Tomac abriu vantagem na liderança e garantiu a vitória. O atual campeão Blake Baggett (#1) foi o segundo e o alemão Ken Roczen (#94), líder do campeonato, finalizou na terceira posição. Justin Bogle (#34) foi o quarto e Zach Osborne (#338) completou o top 5.

2ª bateria

Roczen fez o holeshot e pulou na frente. Tomac largou em décimo primeiro e foi gradativamente ganhando posições. Quando ele assumiu o segundo lugar, a vantagem de Roczen era de quase 30 segundos. O vencedor da primeira bateria acelerou forte, andou o mais rápido que conseguiu, mas no final perdeu a vitória por pouco mais de 10 segundos de vantagem. Osborne foi o terceiro, Jason Anderson (#21) o quarto e Kyle Cunningham (#38) completou o top 5.


Resultado - overall

        1.    Eli Tomac - (1-2)
        2.    Ken Roczen – (3-1)
        3.    Zach Osborne – (5-3)
        4.    Blake Baggett – (2-8)
        5.    Jason Anderson – (6-4)
        Resultado completo/ clique aqui

Classificação

        1.    Ken Roczen – 265 pontos
        2.    Eli Tomac – 258
        3.    Blake Baggett – 223
        4.    Marvin Musquin – 222
        5.    Zach Osborne – 185
        Classificação completa/ clique aqui

A sétima etapa do campeonato acontece na pista de RedBud, dia 6 de julho.