domingo, 5 de maio de 2013

Resultados | Grande final do AMA SX 2013 - Las Vegas

A temporada 2013 do AMA Supercross terminou de forma espetacular na noite deste sábado, 04, no Sam Boyd Stadium, em Las Vegas. O alemão Ken Roczen levou o título da categoria 250cc costa oeste, enquanto Will Hahn faturou a costa leste. Roczen ainda venceu o Shootout (desafio entre os melhores de cada região).

Na principal categoria, a 450cc, com o terceiro título consecutivo garantido para Ryan Villopoto no sábado passado em Salt Lake City, restava definir o vice-campeão, disputa que estava entre Davi Millsaps e Ryan Dungey. Confira abaixo o resumo das corridas:

Class 450 - Main event

Jake Weimer (#12) fez o holeshot mas no início da segunda volta sucumbiu a pressão de seu companheiro de equipe, Ryan Villopoto (#1), que não queria deixar ninguém carimbar sua faixa. Ryan Dungey (#5) largou em quinto e gradativamente alcançou a segunda posição. Davi Millsaps (#18) largou um pouco mais atrás, mas também não demorou para assumir o terceiro lugar.

Villopoto venceu com quase três segundos de vantagem sobre Dungey. Apesar da diferença pequena, em nenhum momento o piloto da KTM ameaçou o campeão. Millsaps completou o pódio na terceira posição, quase 32 segundos atrás de Dungey, mas mesmo assim garantiu o vice-campeonato pela diferença mínima de um ponto. Provavelmente sabendo disso, adotou uma pilotagem mais conservadora. Weimer finalizou em quarto e Justin Barcia (#51) completou os cinco primeiros.

        1.    Ryan Villopoto
        2.    Ryan Dungey
        3.    Davi Millsaps
        4.    Jake Weimer
        5.    Justin Barcia
        Resultado completo/ clique aqui

“Foi uma longa temporada e está é a melhor maneira de terminá-la. Obrigado a todos os fãs que vieram. Vocês tornam isso ainda mais especial”, disse Villopoto.

Class 250 costa Leste - Main event

A primeira categoria a decidir o campeão em Las Vegas foi a 250cc costa leste. Na largada o holeshot ficou com Gavin Faith (#67). Os pretendentes ao título, Will Hahn (#19) e o francês Marvin Musquin (#25) respectivamente na quarta e na sexta posição. Os dois foram ganhando posições, com Hahn sempre a frente de Musquin.

Na terceira volta o atual campeão do AMA Arenacross, Tyler Bowers (#68), assumiu a liderança. Faltando três voltas para o fim, Musquin roubou a vice-liderança de Hahn. Mas só isso não era o suficiente. Com estes resultados, o francês precisava vencer a corrida, já que em caso de empate na pontuação, levaria o título pelo maior número de vitórias.

Musquin bem que tentou, mas o máximo que conseguiu foi diminuir de cinco segundos para 435 milésimos de segundos a diferença em relação a Bowers, que venceu a primeira corrida de sua carreira no Supercross. Hahn garantiu o último degrau do pódio e o seu primeiro título. Blake Wharton (#13) finalizou na quarta posição e Faith completou os cinco primeiros.

        1.    Tyler Bowers
        2.    Marvin Musquin
        3.    Will Hahn
        4.    Blake Wharton
        5.    Gavin Faith
        Resultado completo/ clique aqui

“Parece que estou acordando de um sonho. Claro que não valeria a pena sem um pouco de adversidades. Tenho uma grande equipe trabalhando por mim”, disse Hahn.






















Class 250 costa Oeste - Main event

Nesta classe cinco pontos separavam o alemão Ken Roczen (#94) do atual campeão Eli Tomac (#1). Na largada o holeshot ficou com o equatoriano Martin Davalos (#40). Roczen largou em terceiro e Tomac em sétimo.

Em um ritmo impressionante e com uma pilotagem extremamente agressiva, Tomac veio ganhando posições volta após volta, despachando inclusive Roczen. O atual campeão roubou a liderança de Davalos faltando três voltas para o final. Roczen era o terceiro colocado e o bicampeonato de Tomac estava garantido se as coisas terminassem assim.

O problema (para ele) é que o alemão da KTM também ultrapassou Davalos, na última volta e garantiu seu primeiro título no AMA Supercross por apenas dois pontos de diferença. Davalos completou o pódio em terceiro, Kyle Cunningham (#38) foi o quarto e Ryan Sipes (#35) completou os cinco primeiros.

        1.    Eli Tomac
        2.    Ken Roczen
        3.    Martin Davalos
        4.    Kyle Cunningham
        5.    Ryan Sipes
        Resultado completo/ clique aqui

Incrível. Eu mal posso acreditar nisso. Espero que os fãs tenham gostado. Estou feliz porque a pressão e a tensão na briga por um campeonato é longa. Eu ganhei um mundial com a KTM na Europa e agora acabo de ganhar um campeonato aqui na América. Minha equipe é incrível”, disse Roczen.

Shootout 250

Com os campeões definidos, restava saber quem levaria a vitória no desafio entre os melhores das duas regiões. Na largada, Roczen fez o holeshot, sofreu uma pressão inicial de Musquin, mas rapidamente se estabeleceu na liderança, permanecendo nela até a bandeira quadriculada e garantindo a vitória. Kyle Cunningham foi o segundo, pouco mais de quatro segundos atrás do líder. Musquin completou o pódio na terceira posição, Davalos foi o quarto e Wharton completou os cinco primeiros.

        1.    Ken Roczen
        2.    Kyle Cunningham
        3.    Marvin Musquin
        4.    Martin Davalos
        5.    Blake Wharton
        Resultado completo/ clique aqui

“Esta vitória também foi muito importante pra mim. Consegui fazer o holeshot, algo que não tinha feito muito ultimamente. Vencer significa muito para mim porque esta foi minha última corrida de supercross na categoria 250cc, e eu não vejo outra forma melhor do que esta para me despedir”, disse Roczen.

Encerrado o AMA Supercross, os pilotos agora ganham duas semanas para se preparar para a abertura do AMA Motocross, que acontece no dia 18 de maio, na pista de Hangtown, em Sacramento na Califórnia.