terça-feira, 21 de maio de 2013

Ryan Villopoto e Ken Roczen vencem em Hangtown

Após duas semanas de férias e muitos treinos, os pilotos que competem em solo norte-americano voltaram as pistas neste sábado (18), desta vez para a primeira etapa do AMA Motocross. Seguindo a tradição, a abertura foi realizada na pista de Hangtown, em Sacramento, capital da Califórnia.

Na categoria 450cc Ryan Villopoto, recém-coroado tricampeão no AMA Supercross, confirmou o favoritismo e não deu chances ao atual campeão Ryan Dungey, vencendo as duas baterias, mesma situação da categoria 250cc, onde o alemão Ken Roczen venceu as duas baterias, deixando o atual campeão Blake Baggett para trás.

Hangtown também foi palco da primeira etapa do WMA, o campeonato feminino de motocross. A bordo de uma Yamaha YZ 125cc, a desconhecida neozelandesa Courtney Duncan colocou uma motocicleta 2 tempos no lugar mais alto do pódio.

Class 450 - 1ª bateria

Na primeira bateria James Stewart fez o holeshot, mas antes de completar a primeira volta já havia sido superado por Ryan Villopoto. Após assumir a liderança, Villopoto permaneceu nela até a bandeira quadriculada. O atual campeão Ryan Dungey finalizou na segunda posição. Stewart foi o terceiro, Trey Canard o quarto e Justin Barcia completou os cinco primeiros.

2ª bateria

A segunda bateria foi quase um replay da primeira. Stewart novamente fez o holeshot, seguido por Dungey e Villopoto. Desta vez Villopoto demorou um pouco mais para assumir a liderança, conseguindo-a somente após os primeiros 15 minutos de bateria. Antes disso Stewart e Dungey protagonizaram uma bela disputa pela liderança.

Novamente após assumir a liderança Villopoto permaneceu nela até a bandeira quadriculada, e por incrível que pareça, os cinco primeiros colocados foram os mesmos da primeira bateria, repetindo este resultado também no overall.

Resultado - overall

        1.    Ryan Villopoto (1-1)
        2.    Ryan Dungey (2-2)
        3.    James Stewart (3-3)
        4.    Trey Canard (4-4)
        5.    Justin Barcia (5-5)

Class 250 - 1ª bateria

Na primeira bateria o atual campeão Blake Baggett largou na frente, seguido de perto pelo ex-bicampeão mundial da MX2, o francês Marvin Musquin. Musquin assumiu a liderança no final da segunda volta, e permaneceu nela até o final da quinta volta, quando foi superado pelo alemão Ken Roczen, seu companheiro na equipe oficial Red Bull KTM.

Após assumir a liderança Roczen permaneceu nela até a bandeira quadriculada. Eli Tomac finalizou em segundo, Baggett em terceiro, Musquin em quarto e Cooper Webb completou os cinco primeiros.

2ª bateria

Na segunda bateria Zach Bell fez o holeshot, mas no final da primeira volta Roczen assumiu a liderança. Repetindo o desempenho da primeira bateria, o alemão permaneceu na ponta até a bandeira quadriculada. Baggett finalizou em segundo, Tomac em terceiro, Musquin em quarto e Zach Osborne completou os cinco primeiros.

Resultado - overall

        1.    Ken Roczen (1-1)
        2.    Blake Baggett (3-2)
        3.    Eli Tomac (2-3)
        4.    Marvin Musquin (4-4)
        5.    Zach Osborne (9-4)

WMX

Entre as mulheres, domínio da neozelandesa Courtney Duncan, que venceu as duas baterias. Vale destacar que ela competiu com uma Yamaha YZ 125cc 2 tempos.

Pilotando Kawasaki a brasileira Mariana Balbi foi a sétima colocada no overall, finalizando as duas baterias nesta mesma posição.

Resultado - overall

        1.    Courtney Duncan (1-1)
        2.    Sayaka Kaneshiro (2-3)
        3.    T-bug Higgins (4-4)
        4.    Mackenzie Tricker (3-6)
        5.    Jacqueline Strong (6-5)

A 2ª etapa do AMA Motocross 2013 acontece no dia 25, em Lakewood, Colorado.