segunda-feira, 29 de abril de 2013

Ryan Villopoto e Jason Anderson vencem em Salt Lake City

O Rice-Eccles Stadium em Salt Lake City viveu uma noite histórica neste sábado, 27, durante o AMA Supercross. Ryan Villopoto (#1) escreveu seu nome na história ao conquistar seu terceiro título consecutivo na categoria 450cc, juntando-se a um seleto grupo que inclui Jeremy Mcgrath, Ricky Carmichael e Bob Hannah. Já na categoria 250cc costa oeste a noite foi marcada por surpresas.

Jason Anderson (#21) conquistou a primeira vitória da carreira, aproveitando-se do azar dos pretendentes ao título, o líder do campeonato, Ken Roczen (#94), e o atual campeão Eli Tomac (#1). Roczen foi o que mais surpreendeu. Após dois tombos na Heat Race e um na LCQ, ficou fora do Main Event.

Tomac ao invés de aproveitar para vencer e assumir a liderança conseguiu fazer pior: foi apenas o sexto colocado no Main Event e vai para Las Vegas precisando reverter um déficit de 5 pontos caso queira se sagrar bicampeão.


As classificatórias da noite foram vencidas por Martin Davalos (#40) e Malcolm Stewart (#32) na 250, enquanto Davi Millsaps (#18) e Ryan Dungey (#5) venceram as da 450.

Class 250 costa Oeste - Main event

Zach Osborne (#338) fez o holeshot, seguido do companheiro de equipe Eli Tomac. O atual campeão cometeu uma série de erros e foi perdendo posições, chegando a ocupar a nona posição. Tomac finalizou em sexto e o que podia ser uma vantagem de cinco pontos virou uma desvantagem de cinco pontos.

Em Las Vegas a vitória e um terceiro lugar de Roczen já são suficientes para Tomac conquistar o bicampeonato, já que, mesmo empatados com o mesmo número de pontos, ele leva vantagem no primeiro critério de desempate, que é o número de vitórias.

Jason Anderson, que não tem nada a ver com o azar dos pretendentes ao título, aproveitou para conquistar a primeira vitória de sua carreira no AMA Supercross. Cole Seely (#43) finalizou em segundo e o equatoriano Martin Davalos (#40) completou o pódio na terceira posição. Malcolm Stewart (#32) foi o quarto e Christian Craig (#59) completou os cinco primeiros.


Resultado da décima sexta etapa do AMA Supercross 2013 - Class 250 Oeste

        1.    Jason Anderson
        2.    Cole Seely
        3.    Martin Davalos
        4.    Malcolm Stewart
        5.    Christian Craig

Classificação - 250 Oeste

        1.    Ken Roczen - 163 pontos
        2.    Eli Tomac - 158
        3.    Cole Seely - 135
        4.    Jason Anderson - 124
        5.    Martin Davalos - 114

Class 450 - Main event

Ryan Dungey fez o holeshot. Mas três curvas depois foi superado por Ryan Villopoto. Até o final da primeira volta, Davi Millsaps já aparecia na terceira posição. Millsaps e Dungey precisavam derrotar Villopoto caso quisessem adiar a decisão do título para a final em Las Vegas.

Mas era difícil tirar de Villopoto algo que ele havia feito na maior parte do campeonato até aqui. Millsaps ultrapassou Dungey, e com cinco voltas completadas a diferença dele para Villopoto era de apenas 2,5 segundos.

As últimas dez voltas foram dramáticas, principalmente quando os retardatários apareceram no caminho dos líderes. Millsaps pressionou, sempre observado a curta distância por Dungey, mas Villopoto soube segurar o ímpeto do rival, venceu com pouco mais de um segundo e meio de vantagem e entrou para a história ao conquistar seu terceiro título consecutivo, marca antes atingida somente por Jeremy Mcgrath, Ricky Carmichael e Bob Hannah.


Millsaps finalizou em segundo e Dungey completou o pódio na terceira posição. Trey Canard (#41) foi o quarto e Justin Barcia (#51) completou os cinco primeiros. No campeonato Villopoto abriu 28 pontos sobre Millsaps e não pode mais ser alcançado na liderança da pontuação. A final em Las Vegas agora servirá para definir o vice-campeão, já que Dungey está apenas três pontos atrás.

Resultado da décima sexta etapa do AMA Supercross 2013 - Class 450

        1.    Ryan Villopoto
        2.    Davi Millsaps 
        3.    Ryan Dungey 
        4.    Trey Canard 
        5.    Justin Barcia

Classificação - 450

        1.    Ryan Villopoto - 346 pontos
        2.    Davi Millsaps - 318
        3.    Ryan Dungey - 315
        4.    Justin Barcia - 261
        5.    Chad Reed - 224

No próximo sábado, dia 4 de maio, acontece à grande final do campeonato, no Sam Boyd Stadium em Las Vegas.