domingo, 28 de julho de 2013

James Stewart e Eli Tomac vencem em Spring Creek

O AMA Motocross desembarcou neste sábado, 27, na pista de Spring Creek, em Millville no Minnesota, para a nona etapa da atual temporada. Na categoria 450cc, foi James "Bubba" Stewart quem garantiu sua primeira vitória no campeonato.

Já na categoria 250cc, Eli Tomac teve um desempenho excepcional. Chegou com apenas um ponto de desvantagem em relação a Ken Roczen e saiu com 27 pontos de vantagem na liderança do campeonato, graças ao revés do alemão na primeira bateria. Saiba como foram as corridas.

Class 450 - 1ª bateria

Justin Barcia (#51) fez o holeshot, enquanto o líder do campeonato, Ryan Villopoto (#2), sofreu um tombo algumas curvas após a largada. Barcia liderou até os 15 minutos de prova, quando foi superado por James Stewart (#7). Quem achava que o piloto da Suzuki conquistaria com tranquilidade sua primeira vitória na temporada se enganou. No final da prova Stewart e Trey Canard (#41) protagonizaram uma ferrenha disputa pela vitória, sendo decidida somente no salto de chegada, com vantagem para o piloto da Suzuki. Barcia finalizou em terceiro, Josh Grant (#33) em quarto e o atual campeão Ryan Dungey (#1), que estava correndo em casa, completou o top 5. Villopoto se recuperou até a sexta posição.

2ª bateria

Stewart fez o holeshot, seguido por Dungey. O piloto da KTM assumiu a liderança na quarta volta, mas levou o troco logo em seguida, na quinta volta. Dungey não se intimidou e devolveu a ultrapassagem na volta seguinte, desta vez de forma definitiva, garantindo a vitória. No final da prova Stewart e Canard protagonizaram outra bela disputa particular, agora pela segunda posição e desta vez o piloto da Honda levou a melhor. Villopoto foi o quarto e Barcia completou o top 5.

Resultado - overall

        1.    James Stewart - (1-3)
        2.    Trey Canard - (2-2)
        3.    Ryan Dungey - (5-1)
        4.    Justin Barcia - (3-5)
        5.    Ryan Villopoto - (6-4)

Classificação

        1.    Ryan Villopoto – 413 pontos
        2.    Ryan Dungey – 379
        3.    Justin Barcia – 307
        4.    James Stewart – 269
        5.    Trey Canard – 263

Class 250 - 1ª bateria

Will Hahn (#19) fez o holeshot. Líder do campeonato, o alemão Ken Roczen (#94) largou na terceira posição, mas na quinta volta sofreu um forte tombo, se levantou lentamente, com muita dificuldade e acabou abandonando a prova. Na sexta volta Hahn perdeu a liderança para o piloto da casa Jeremy Martin (#77), que justo em sua pista local poderia conquistar a primeira vitória da carreira. Poderia. O problema é que o vice-líder do campeonato, Eli Tomac (#17), que havia largado em décimo, queria tirar proveito do infortúnio de Roczen. Martin segurou a pressão de Tomac durante sete voltas, quando acabou cedendo à ultrapassagem. Tomac garantiu a vitória e Martin a segunda posição. Jason Anderson (#21) foi o terceiro, o francês Marvin Musquin (#25) o quarto e Justin Bogle (#34) completou o top 5.

2ª bateria

Will Hahn fez o holeshot novamente e saiu na frente, mas na segunda volta já havia sido superado pelo atual campeão, Blake Baggett (#1). Baggett por sua vez liderou até a quinta volta, quando foi ultrapassado por Roczen. Tomac novamente largou em décimo e veio recuperando posições. Quando assumiu a liderança, na nona volta, sumiu da visão de Roczen, que foi obrigado a se contentar com a segunda posição. Baggett foi o terceiro, Musquin o quarto e Jason Anderson completou o top 5.

Resultado - overall

        1.    Eli Tomac – (1-1)
        2.    Marvin Musquin – (4-4)
        3.    Jason Anderson – (3-5)
        4.    Jeremy Martin – (2-7)
        5.    Blake Baggett – (6-3)

Classificação

        1.    Eli Tomac – 405 pontos
        2.    Ken Roczen – 378
        3.    Marvin Musquin – 334
        4.    Blake Baggett – 295
        5.    Zach Osborne – 261

A décima etapa da competição acontece na pista de Unadilla, em New Berlin, no estado de Nova York no dia 10 de agosto.