domingo, 21 de julho de 2013

Ryan Villopoto e Eli Tomac vencem em Washougal

Após uma semana de folga o AMA Motocross voltou neste sábado, 20, para a disputa da oitava etapa da atual temporada.

Washougal, no estado de Washington, possui uma das pistas mais bonitas do campeonato, localizada no meio de uma floresta cercada por grandes pinheiros. Na categoria 450cc o líder do campeonato Ryan Villopoto quebrou um tabu pessoal, conquistando a primeira vitória de sua carreira no AMA Motocross correndo em seu estado natal. Já na 250cc a tônica continua a mesma. Eli Tomac venceu as duas baterias e colocou fogo na disputa pelo título com o alemão Ken Roczen. Saiba como foi.

Class 450 - 1ª bateria

O atual campeão Ryan Dungey (#1) fez o holeshot e disparou na frente, seguido por Justin Barcia (#51), James Stewart (#7) e Andrew Short (#29). O líder do campeonato Ryan Villopoto (#2) largou na quinta posição. Villopoto levou 10 voltas para assumir a vice-liderança. Poderia ter ultrapassado Dungey também, mas no final perdeu a vitória por pouco mais de um segundo. Stewart finalizou em terceiro, Barcia foi o quarto e Josh Grant (#33) completou os cinco primeiros.

2ª bateria

Dungey novamente fez o holeshot só que desta vez Villopoto largou na vice-liderança. Na quarta volta o piloto da KTM não suportou a pressão e cedeu o primeiro lugar para o piloto da Kawasaki. Villopoto venceu com pouco mais de 8,5 segundos de vantagem sobre Dungey. Stewart foi novamente o terceiro colocado. Jake Weimer (#12) finalizou na quarta posição e Broc Tickle (#20) completou o top 5.

Resultado - overall
 
        1.    Ryan Villopoto
        2.    Ryan Dungey
        3.    James Stewart
        4.    Jake Weimer
        5.    Mike Alessi

Classificação

        1.    Ryan Villopoto – 380 pontos
        2.    Ryan Dungey – 338
        3.    Justin Barcia – 271
        4.    James Stewart – 224
        5.    Trey Canard – 219

Class 250 - 1ª bateria

Justin Bogle (#34) fez o holeshot, para logo depois ser superado por seu companheiro de equipe, Eli Tomac (#17) na segunda volta. Líder do campeonato, o alemão Ken Roczen (#94) largou na nona posição e quando finalmente assumiu a vice-liderança, na antepenúltima das 16 voltas que a prova teve, Tomac estava longe demais para ser alcançado em tão pouco tempo. O piloto da equipe Geico Honda venceu com quase 20 segundos de vantagem sobre Roczen. A terceira posição ficou com o francês Marvin Musquin (#25). Bogle foi o quarto e Justin Hill (#317) completou os cinco primeiros.

2ª bateria

Tomac outra vez não conseguiu fazer o holeshot, mas no final da primeira volta já havia assumido a liderança. Roczen desta vez largou melhor, na terceira posição, e na segunda volta já havia assumido a vice-liderança. Mas o dia era mesmo de Tomac, que novamente venceu com tranquilidade, desta vez com pouco mais de 20 segundos de vantagem sobre o seu rival alemão. Zach Osborne (#338) finalizou em terceiro, Musquin foi o quarto e Jason Anderson (#21) completou o top 5.

Resultado - overall

        1.    Eli Tomac
        2.    Ken Roczen
        3.    Marvin Musquin
        4.    Justin Bogle
        5.    Justin Hill

Classificação

        1.    Ken Roczen – 356 pontos
        2.    Eli Tomac – 355
        3.    Marvin Musquin – 298
        4.    Blake Bagett – 260
        5.    Zach Osborne – 239

A nona etapa do campeonato acontece no próximo sábado na pista de Spring Creek, em Millville, no estado de Minnesota no dia 27 de julho.