segunda-feira, 29 de julho de 2013

Resultados | 5ª etapa do Brasileiro de MX 2013 - Lauro de Freitas-BA

Aconteceu no último fim de semana, 27 e 28 de julho em Lauro de Freitas-BA, a 5ª etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross 2013.

O tempo instável em Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador-BA fez com que a CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo) fizesse algumas alterações na programação.

As disputas da 5ª Etapa, das categorias 65cc e Junior, foram adiadas para as próximas Etapas do Campeonato. A programação do sábado foi cancelada, pois a preocupação foi quanto à segurança dos pilotos, já que a área destinada ao resgate foi muito prejudicada pela chuva constante que cai na cidade. Mas um novo traçado para o resgate foi feito. As provas das categorias MX-1, MX-2 e MX-3 foram realizadas no domingo. Saiba como foi.

MX-3

Davis Guimarães (#991) teve motivos para comemorar. O piloto que completa 30 anos de carreira no motociclismo venceu a prova da categoria MX-3.

Davis quebrou a invencibilidade de Milton Becker (#2), o Chumbinho, que havia ganhado todas as provas disputadas até agora e está na liderança da categoria. Mostrando muita força física e técnica ao enfrentar a pista pesada, Davis subiu no lugar mais alto do pódio. “É um dia muito especial. Passa um filme na cabeça. Estou muito feliz com esse resultado”, conta emocionado o piloto que já vinha brigando para vencer uma etapa há algum tempo.

O atual campeão da categoria, Milton Becker, levou a bandeira quadriculada na 2ª colocação após uma excelente prova de recuperação e se manteve na liderança do Campeonato. O italiano Andrea Terenzi (#305) ficou com a terceira colocação depois de liderar boa parte da prova antes de começar a perder posições. Andrea acabou sendo ultrapassado por Davis e Chumbinho. “A pista estava bem difícil. Eu cansei e não consegui manter o ritmo dos outros pilotos”, explica Andrea.

O nordestino Julio Cezar Xavier (#47) finalizou em 4º com João Batista (#321) na sequência.

        1.    Davis Guimarães
        2.    Milton Becker
        3.    Andrea Terenzi
        4.    Julio Cezar Xavier
        5.    João Batista

Classificação

        1.    Milton Becker - 122 pontos
        2.    Erivelto Rossi - 93
        3.    Mariana Balbi - 89
        4.    Davis Guimarães - 83
        5.    Walter Tardin - 75
        Classificação completa/ clique aqui

MX-2 - 1ª bateria

Logo na primeira curva muitos pilotos foram ao chão e foi justamente aí que definiu as primeiras posições da primeira bateria. Thales Vilardi (#27) que estava na segunda posição do Brasileiro acabou sendo prejudicado por um competidor que sofreu uma queda na frente dele e estava em 15º. Fez uma prova de recuperação e terminou em nono.

O português Paulo Alberto (#211), que estava na liderança do Campeonato, largou em terceiro. Aos 12 minutos conquistou a segunda posição, e aos 17 apertou o passo para tentar ultrapassar Eduardo Lima (#2), o Dudu, mas acabou tendo problemas no motor da moto ao passar no salto de chegada, e abandonou a prova.

Dudu liderou a prova de ponta a ponta. Passou a linha de chegada com 43 segundos de vantagem de Endrews Armstrong (#412) que chegou em segundo. Endrews e os demais pilotos foram alternando as posições quase durante toda a prova, mas ao final Rafael Faria (#116) ficou em terceiro, Anderson Cidade (#20), em quarto e Rodrigo Lama (#32), em quinto.

2ª bateria

Os cinco primeiros pilotos que venceram a primeira bateria, novamente disputaram firme na segunda. A diferença foi que Thales Vilardi desta vez largou bem, saiu em terceiro, mas acabou tendo problemas na entrada das costelas e perdeu posições, foi para sétimo. Nas duas últimas voltas conseguiu pressionar Endrews Armstrong, que estava em sexto, e os dois inverteram as posições na bandeirada.

Paulo Alberto largou em quarto, e antes da segunda volta já estava em segundo, e logo foi para cima de Anderson Amaral (#83) que estava em primeiro. Aos quatro minutos já assumiu a liderança e seguiu nela até o fim da prova. Anderson Amaral acabou terminando a disputa em 11º.

Dudu Lima que saiu em quinto fez uma boa prova e foi conquistando posições rapidamente. Aos 11 minutos já estava em segundo, e se manteve na posição. Rafael Faria, Anderson Cidade e Hector Assunção (#1) terminaram em terceiro, quarto e quinto, respectivamente.

Soma das baterias

        1.    Dudu Lima
        2.    Rafael Faria
        3.    Anderson Cidade
        4.    Endrews Armstrong
        5.    Hector Assunção
        Resultado completo/ clique aqui

Classificação

        1.    Paulo Alberto - 216 pontos
        2.    Thales Vilard - 212
        3.    Dudu Lima - 185
        4.    Hector Assunção - 153
        5.    Anderson Cidade - 145
        Classificação completa/ clique aqui

MX-1 - 1ª bateria

Humberto Martin (#101) largou na frente, mas logo foi ultrapassado por Jean Ramos (#992) e Balbi Jr. (#3) que estavam andando em um ritmo muito forte.

Na ponta, Jean começou a abrir vantagem, enquanto Balbi, na segunda colocação, sofria pressão de Wellington Garcia (#21), que veio de ultrapassagem em cima do Humberto Martin. Mas Wellington sofreu uma queda e perdeu a posição. Carlos Campano (#115) que já não havia feito uma boa largada também caiu e demorou muito tempo para conseguir erguer a moto.

Nas últimas voltas da prova, Joaquim Rodrigues (#108) passou Humberto Martin, que também tomou uma ultrapassagem dupla de Adam Chatfield (#407) e Welington Garcia.

Balbi começou a buscar Jean Ramos e conseguiu fazer a ultrapassagem por dentro de uma curva. O piloto era um dos poucos que já estava fazendo duplo da subida do morro e levou vantagem na prova. Depois de uma volta na 2ª colocação, Jean Ramos sofreu uma queda e voltou só na 6ª posição. Balbi liderou até o fim.

2ª bateria

Jean Ramos largou na frente, seguido por Chatfield e Joaquim Rodrigues. Balbi na 4ª posição começou a imprimir ritmo forte e fazer ultrapassagens. O primeiro foi em cima de Joaquim Rodrigues, no duplo, e depois sobre Adam Chatfield.

Balbi começou a partir para cima do líder Jean Ramos, que novamente sofreu uma queda, mas dessa vez levantou rápido e ainda voltou na 2ª colocação. Jean Ramos começou a recuperação e fez um bom duelo com Balbi. Os dois pilotos chegaram a fazer o duplo da subida do morro juntos. Não demorou muito para Jean conseguir a ultrapassagem e receber a bandeira quadriculada na primeira colocação.

Soma das baterias

        1.    Antonio Jorge Balbi Junior
        2.    Jean Ramos
        3.    Adam Chatfield
        4.    Joaquim Rodrigues
        5.    Wellington Garcia
        Resultado completo/ clique aqui

Classificação

        1.    Balbi Jr. - 205 pontos
        2.    Adam Chatfield - 201
        3.    Wellington Garcia - 177
        4.    Carlos Campano - 176
        5.    Joaquim Rodrigues - 171
        Classificação completa/ clique aqui

* IMPORTANTE: a próxima etapa do campeonato será realizada no dia 1º de setembro em Santa Catarina. A cidade ainda está indefinida entre Penha, na pista do Beto Carrero, ou em Canelinha, ambas no Litoral Norte do estado.

Fonte | Assessoria de imprensa CBM