terça-feira, 2 de julho de 2013

Ryan Dungey e Eli Tomac vencem em Southwick

No último sábado, 29, o AMA Motocross se despediu de um dos mais tradicionais circuitos de sua história. Após 38 corridas, o Motocross 338 em Southwick no Massachusetts, deixa de fazer parte do calendário do campeonato. Nesta última visita, o circuito totalmente de areia, conhecido por Ricky Carmichael como “pista para homem”, sediou a sexta etapa do campeonato.

Na categoria 450cc o atual campeão Ryan Dungey venceu e diminuiu mais um pouco a diferença para o líder Ryan Villopoto. O mesmo fez Eli Tomac na 250cc, ao vencer e se aproximar ainda mais do líder, o alemão Ken Roczen.

Class 450 - 1ª bateria

James "Bubba" Stewart (#7) saiu na frente, enquanto o líder do campeonato, Ryan Villopoto (#2), largou mal e se envolveu em um tombo com Ryan Sipes (#35) no final da primeira curva após a largada. Stewart abriu vantagem na liderança, mas como já virou costume, na décima volta errou sozinho e sofreu um tombo, abandonando a bateria poucas voltas depois. Quem herdou a liderança foi Andrew Short (#29), seguido pelo australiano Brett Metcalfe (#24) em segundo e o atual campeão Ryan Dungey (#1) em terceiro.

Gradativamente Dungey tratou de despachar Metcalfe e Short. O piloto da KTM garantiu a vitória, mas Short deu um “sufoco” no final, finalizando pouco mais de 600 milésimos de segundos atrás. Outro ponto alto foi à disputa entre Justin Barcia (#51) e Villopoto. O estreante na categoria se defendeu bravamente do líder do campeonato e nesta batalha os dois deixaram Metcalfe para trás. Barcia foi o terceiro, Villopoto o quarto e Metcalfe completou o top 5.

2ª bateria

Villopoto tratou de recuperar o prejuízo da primeira, fazendo o holeshot na largada e garantindo a vitória de ponta a ponta. Dungey recebeu a bandeira quadriculada 14 segundos atrás do líder. Barcia foi o terceiro, Stewart o quarto e Trey Canard (#41) completou o top 5.

Resultado - overall

        1.    Ryan Dungey (1-2)
        2.    Ryan Villopoto (4-1)
        3.    Justin Barcia (3-3)
        4.    Brett Metcalfe (5-6)
        5.    Andrew Short (2-16)

Classificação

        1.    Ryan Villopoto - 283 pontos
        2.    Ryan Dungey – 271
        3.    Justin Barcia – 219
        4.    Trey Canard – 169
        5.    Mike Alessi – 158
        Classificação completa/ clique aqui

Class 250 - 1ª bateria

Will Hahn (#19) fez o holeshot, mas antes de completar a primeira volta já havia sido superado por seu companheiro de equipe, Eli Tomac (#17). Volta após volta Tomac abriu vantagem na liderança e garantiu a vitória. O atual campeão Blake Baggett (#1) foi o segundo e o alemão Ken Roczen (#94), líder do campeonato, finalizou na terceira posição. Justin Bogle (#34) foi o quarto e Zach Osborne (#338) completou o top 5.

2ª bateria

Roczen fez o holeshot e pulou na frente. Tomac largou em décimo primeiro e foi gradativamente ganhando posições. Quando ele assumiu o segundo lugar, a vantagem de Roczen era de quase 30 segundos. O vencedor da primeira bateria acelerou forte, andou o mais rápido que conseguiu, mas no final perdeu a vitória por pouco mais de 10 segundos de vantagem. Osborne foi o terceiro, Jason Anderson (#21) o quarto e Kyle Cunningham (#38) completou o top 5.


Resultado - overall

        1.    Eli Tomac - (1-2)
        2.    Ken Roczen – (3-1)
        3.    Zach Osborne – (5-3)
        4.    Blake Baggett – (2-8)
        5.    Jason Anderson – (6-4)
        Resultado completo/ clique aqui

Classificação

        1.    Ken Roczen – 265 pontos
        2.    Eli Tomac – 258
        3.    Blake Baggett – 223
        4.    Marvin Musquin – 222
        5.    Zach Osborne – 185
        Classificação completa/ clique aqui

A sétima etapa do campeonato acontece na pista de RedBud, dia 6 de julho.