quarta-feira, 19 de junho de 2013

Gautier Paulin e Jeffrey Herlings vencem GP da Itália

A temporada 2013 do mundial de motocross iniciou sua segunda metade neste fim de semana, com o GP da Itália, nona etapa do campeonato, disputada no emblemático circuito de Maggiora, que estava lotado com 38 mil espectadores. O excelente publico apoiou seus conterrâneos até a última volta. No entanto, Antonio Cairoli terminou em terceiro na MX-1, já que o vencedor foi Gautier Paulin e o segundo colocado seu companheiro de equipe, Ken De Dycker. Na MX-2 a vitória foi de Jeffrey Herlings, com José Butrón na segunda posição. Mas foi Alessandro Lupino quem fez a multidão enlouquecer, graças ao terceiro lugar no pódio.

MX-1

Gautier Paulin (#21) venceu seu terceiro GP na temporada neste fim de semana, depois de finalizar em terceiro na primeira bateria, atrás de Clement Desalle (#25), e vencer a segunda bateria, suportando a pressão de Antonio Cairoli (#222) até o final. Não foi uma tarefa fácil para o francês, mas ele conseguiu se segurar na liderança até a bandeira quadriculada. Paulin estava visivelmente emocionado no pódio e disse que essa vitória foi a recompensa perfeita por todo o esforço que tem feito para pilotar melhor a cada GP.

A segunda posição no overall ficou com Ken De Dycker (#9) que teve tranqüilidade para finalizar em segundo na primeira bateria, e na segunda manteve a vice-liderança até metade da prova, quando foi superado por Cairoli.

Cairoli não conseguiu subir no degrau mais alto do pódio mas estava muito orgulhoso da multidão que lotou Maggiora e torceu por ele até o último momento. O italiano começou a primeira bateria na frente, mas cometeu um erro, caiu e torceu o joelho, o mesmo que ele havia lesionado em 2008. Cairoli disse ter sentido um pouco de dor, mas depois de algumas voltas conseguiu recuperar o ritmo, mas quando havia alcançado a terceira posição cometeu outro erro e perdeu duas posições, para finalmente terminar em quarto. Na segunda bateria, apesar de largar no pelotão da frente, no início Cairoli perdeu posições, mas depois conseguiu se recuperar e pressionar Paulin. Apesar do “abafa”, o italiano teve que se contentar com a segunda posição na bateria e o terceiro lugar no overall.

Jeremy Van Horebeek (#89) obteve em Maggiora seu melhor resultado até agora na temporada, realizando duas baterias muito consistentes. Na primeira o belga largou em quinto e manteve a posição até o final. Na segundo largou novamente em quinto e finalizou em quarto lugar, mesma posição que conquistou no overall.

Max Nagl (#12) não largou bem na primeira bateria mas conseguiu encontrar um bom ritmo, apesar de finalizar na décima sexta posição. Na segunda o alemão conseguiu largar no grupo da frente, mas depois de algumas voltas teve problemas com a roda dianteira e começou a perder posições. Nagl finalizou na sexta posição, completando o overall em quinto lugar.

MX-2

Jeffrey Herlings (#84) largou em quarto lugar na primeira bateria e só precisou da primeira metade da corrida para super Alexander Tonkov (#59) e José Butrón (#17). Depois de assumir a liderança o holandês se manteve nela até o final. Na segunda Herlings largou atrás de Tonkov e desta vez assumiu a liderança rapidamente, mantendo um bom ritmo até o final.

Butrón perdeu o holeshot para Tonkov na primeira bateria, mas aproveitou-se de um erro do russo para assumir a liderança. No entanto ele não conseguiu segurar a pressão de Herlings, que estava muito rápido. Butrón ainda chegou a perder a segunda posição para Tonkov, mas recuperou a duas voltas do fim. Na segunda bateria ele não largou bem mas fez uma corrida consistente, finalizando na quinta posição e em segundo no overall.

Alessandro Lupino (#300) foi outro piloto da casa que fez a multidão enlouquecer, especialmente na segunda bateria. Na primeira ele finalizou em sexto, após uma largada ruim. Mas na segunda largou na terceira posição, manteve-se nela e faltando duas voltas para o fim foi pra cima de Tonkov, finalizando em segundo e garantindo o último degrau do pódio.

Jordi Tixier estava disposto a voltar ao pódio, mas conseguiu apenas a quarta colocação, um ponto atrás de Lupino. Na primeira bateria o francês largou em sétimo, teve dificuldades para encontrar um bom ritmo e finalizou apenas na quarta posição. Na segunda outra largada ruim, mas desta vez assumiu a quarta posição logo na sexta volta. Tixier tentou de tudo para ultrapassar Lupino e Tonkov, mas desistiu e se contentou com o quarto lugar novamente, mesma posição do overall.

O britânico Jake Nicholls completou o top 5 do overall, graças ao terceiro lugar na primeira bateria e o oitavo na segunda. Na primeira bateria ele fez uma corrida consistente, mantendo o quarto lugar até a bandeira quadriculada. Nicholls herdou a terceira posição porque Tonkov foi desclassificado. Na segunda Nicholls largou em nono e só conseguiu finalizar em oitavo, mas foi quinto no overall.

Classificação - MX-1

        1.    Antonio Cairoli – 417 pontos
        2.    Gautier Paulin – 366
        3.    Clement Desalle – 334
        4.    Ken de Dycker – 319
        5.    Kevin Strijbos – 271

MX-2

        1.    Jeffrey Herlings – 447 pontos
        2.    Jordi Tixier – 323
        3.    José Butron – 285
        4.    Christophe Charlier – 261
        5.    Glenn Coldenhoff – 260 

A décima rodada do Mundial de Motocross 2013 acontecerá na Suécia, nos dias 29 e 30 de junho.