quarta-feira, 12 de junho de 2013

Ryan Villopoto e Marvin Musquin vencem em High Point

No último sábado, 08, o AMA Motocross desembarcou na tradicional pista de High Point, em Mt. Mourris na Pensilvânia. Foi à última etapa antes do primeiro intervalo no calendário, após quatro finais de semanas consecutivos. Na categoria 450cc, Ryan Villopoto voltou a faturar o overall com vitória dupla, mas a consistência de Ryan Dungey mantém uma pequena diferença de 16 pontos entre os dois.

Já na 250cc o ponto alto foi a vitória do francês Marvin Musquin, que na segunda bateria suportou a pressão do alemão Ken Roczen, seu companheiro de equipe, e garantiu mais um overall. High Point também foi palco da segunda etapa do WMX, o campeonato feminino de motocross. Confira abaixo um resumo das provas:

Class 450 - 1ª bateria

Ryan Villopoto (#2) fez o holeshot na largada e venceu de ponta a ponta. Ryan Dungey (#1) finalizou na segunda posição, com Justin Barcia (#51) em terceiro, Tyla Rattray (#28) em quarto e Josh Grant (#33) em quinto.

A corrida não foi das melhores para James "Bubba" Stewart (#7) que durante a corrida foi atingido por uma pedra no olho, ficando apenas na 16ª posição.

2ª bateria

Na segunda bateria as coisas foram mais interessantes. Na largada foi James Stewart quem saiu na frente, seguido por Grant, Dungey e Villopoto. Na terceira volta Dungey assumiu a vice-liderança e na quarta Villopoto assumiu a terceira posição. Stewart, Dungey e Villopoto formavam o top 3, três pilotos que já foram campeões do AMA Supercross e Motocross andando muito próximos.

Na quinta volta Villopoto ultrapassou Dungey e passou a pressionar Stewart. Os dois chegaram a se revezar na liderança e o piloto da Suzuki suportou a pressão até a sétima volta, quando abandonou a prova com problemas no freio dianteiro. Depois de assumir a ponta Villopoto sustentou a liderança até a bandeira quadriculada, garantindo mais um overall com vitória dupla. Dungey foi o segundo, Mike Alessi (#800) o terceiro, Rattray o quarto e Trey Canard (#41) completou os cinco primeiros.

Resultado - overall

        1.    Ryan Villopoto (1-1)
        2.    Ryan Dungey (2-2)
        3.    Tyla Rattray (4-4)
        4.    Justin Barcia (3-7)
        5.    Mike Alessi (10-3)

Classificação

        1.    Ryan Villopoto – 193 pontos
        2.    Ryan Dungey – 177 
        3.    Justin Barcia – 148
        4.    Trey Canard – 120
        5.    Mike Alessi – 116

Class 250 - 1ª bateria

Zach Osborne (#338) fez o holeshot, mas antes do fim da primeira volta o líder do campeonato Ken Roczen (#94) já ocupava o primeiro lugar, posição que manteve até o fim da prova, garantindo a vitória. No resultado final dobradinha da equipe Red Bull KTM, já que o francês Marvin Musquin (#25) foi o segundo colocado. Eli Tomac (#17) foi o terceiro, o atual campeão Blake Baggett (#1) o quarto e Justin Bogle (#34) o quinto.

2ª bateria

Musquin fez o holeshot, enquanto Roczen largou na quinta posição. O alemão assumiu a vice-liderança na sexta volta e na décima alcançou Musquin. A partir daí o francês suportou a pressão do seu companheiro de equipe, e no final aproveitou-se dos retardatários para conseguir uma pequena, porém significativa vantagem, que Roczen não conseguiu recuperar. 

Musquin venceu a bateria e o overall. Roczen foi o segundo e Osborne o terceiro. Tomac foi o quarto e Joey Savatgy (#176) completou os cinco primeiros.

Resultado - overall

        1.    Marvin Musquin (2-1)
        2.    Ken Roczen (1-2)
        3.    Eli Tomac (3-4)
        4.    Zach Osborne 10-3)
        5.    Blake Baggett (4-8)

Classificação

        1.    Ken Roczen – 185 pontos
        2.    Eli Tomac – 170
        3.    Marvin Musquin – 163
        4.    Blake Baggett – 141
        5.    Zach Osborne – 127

WMX

Jessica Patterson (#2) faturou o overall com vitória dupla, mesma situação de Sayaka Kaneshiro (#11), segunda colocada nas duas baterias. Taylor Higgins (5-3) completou o pódio na terceira posição, Sara Pettersson (6-4) foi o a quarta e Marissa Markelon (7-5) completou as cinco primeiras. No campeonato Kaneshiro ainda lidera com 86, 14 a mais que Patterson e Higgins. Jacqueline Strong é a quarta e Pattersson fecha as cinco primeiras.

A próxima etapa do campeonato acontece no dia 22 de junho no circuito de Budds Creek, em Mechanicsville, no estado Maryland.