domingo, 23 de junho de 2013

Resultados | 3ª etapa do Brasileiro de MX 2013 - Sorriso-MT

Cerca de cinco mil pessoas assistiram ao show que os melhores pilotos do Brasil deram durante a 3ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross, realizada neste fim de semana, 22 e 23, em Sorriso-MT.

As categorias MX-3 e 65cc abriram a disputa da rodada no sábado. Confira um resumo das provas:

MX-3

Milton "Chumbinho" Becker (#2) saiu na frente. O piloto liderou de ponta a ponta. Mas não foi fácil manter a primeira colocação. Walter Tardin (#25) andou bem próximo do atual campeão da categoria grande parte da prova. Mas nas voltas finais o multi-campeão já abria uma vantagem mais confortável.

Outra briga que chamou a atenção do público foi na disputa pela 3ª colocação. Davis Guimarães (#991) que largou entre os últimos logo estava pressionando Mariana Balbi (#81), que ocupava a 3ª posição. Mas Mari conseguiu suportar a pressão. Enquanto Erivelto Rossi (#932) fez uma corrida razoável para pegar o último degrau do pódio.

O único nordestino na prova, Júlio César concluiu a prova na 6ª posição.

        1.    Milton Becker
        2.    Walter Tardin
        3.    Mariana Balbi
        4.    Davis Guimarães
        5.    Erivelto Rossi
        Resultado completo/ clique aqui

Classificação

        1.    Milton Becker - 75 pontos
        2.    Erivelto Rossi - 60
        3.    Mariana Balbi - 58
        4.    Walter Tardin - 49
        5.    Davis Guimarães - 36
        Classificação completa/ clique aqui

65cc

O atual líder da categoria, Léo Nunes (#989), poderia ter ampliado a vantagem sobre os adversários. O piloto liderou quase toda a prova, mas com problemas na moto começou a perder rendimento, acabando a prova na 7ª colocação, mesmo assim se manteve líder com 61 pontos. Quem se deu bem foi o piloto Joseildo "Juninho" Ferreira (#57) . O jovem pernambucano que estava na 10ª colocação do campeonato subiu para a 4ª posição, com 45 pontos. “Eu fiquei surpreso. Não esperava ter esta vitória. Larguei bem, mas o menino saiu ainda na minha frente. Acho que esta vitória me coloca na briga da competição”, afirma Juninho.

Tallys Nathan (#183)  foi outro pernambucano que conseguiu um lugar no pódio depois de fazer uma grande prova de recuperação para concluir em quinto. Thiago Faitanin (#777) finalizou em segundo com Léo Cassarotti (#25) em terceiro e Keven Ramos (#170) em quarto.

        1.    Joseildo Junior
        2.    Thiago Faitanin
        3.    Leonardo Cassarotti
        4.    Keven Ramos
        5.    Tallys Nathan

Classificação

        1.    Leonardo Nunes - 61 pontos
        2.    Renan dos Santos - 55
        3.    Felippe Muller - 49
        4.    Joseildo Junior - 45
        5.    Leonardo Cassarotti - 45
        Classificação completa/ clique aqui

Provas do domingo 

MX-Júnior

Enzo Lopes (#16) mostrou porque é um dos grandes nomes do motociclismo brasileiro liderando de ponta a ponta. Mas na prova não faltou emoção. Vitor de Almeida (#111) saiu na 2ª posição, mas sofreu uma queda e perdeu algumas posições. Logo o piloto já retornava a 3ª posição e partiu para cima de Léo Souza (#45) que não suportou a pressão e cedeu o segundo lugar da prova.

Mas a grande disputa da prova foi quando Kioman Munhoz (#199) que sofreu uma queda logo no início da prova e saiu entre os últimos colocados começou a fazer uma prova de recuperação. O piloto pressionou muito Vitor. Nas duas últimas voltas, os pilotos andavam praticamente lado a lado, quando Kioman conseguiu a ultrapassagem na última volta. Na sequência vieram Léo Souza em quarto e Arthur Todeschini (#3) em quinto.

        1.    Enzo Lopes
        2.    Kioman Munhoz
        3.    Vitor de Almeida
        4.    Leonardo de Souza
        5.    Arthur Todeschini
        Resultado completo/ clique aqui

Classificação

        1.    Enzo Lopes - 72 pontos
        2.    Vitor de Almeida - 61
        3.    Kioman Munhoz - 54
        4.    Vinícius Abreu - 49
        5.    Ramyller Alves - 47
        Classificação completa/ clique aqui

MX-2 - 1ª bateria

Na largada uma confusão generalizada. Quatro motos foram para o chão. Rafael Faria com dores nas costas abandonou a prova. Endrews Armstrong (#412) largou na frente, mas logo nas primeiras voltas o português Paulo Alberto (#211)que vinha na 2ª colocação assumiu a ponta.

Hector Assunção (#1) que estava na 4ª posição conseguiu boas ultrapassagens sobre Anderson Amaral (#83) e Endrews, que na pressão sofreu uma queda. Anderson Cidade (#20) que vinha logo atrás passou Hector e assumiu a 2ª colocação.

A partir desse momento da prova a atenção ficou por conta do piloto Thales Vilardi (#27), que foi um dos envolvidos na queda na largada da prova. O piloto fez uma grande prova de recuperação e recebeu a bandeira quadriculada na 2ª colocação. Marçal Muller (#544) finalizou na quinta posição com Anderson em 6º.

2ª bateria

Endrews largou na frente novamente, mas logo foi superado por Thales Vilardi. Endrews sofre nova queda e vai parar na 4ª colocação.

Dessa vez foi o piloto Paulo Alberto que conseguiu fazer boas ultrapassagens. Da 4ª colocação pulou para a 2ª rapidamente. Embora Thales já tivesse aberto uma boa vantagem o português conseguiu tirar a diferença e partir para cima.

Na primeira tentativa de assumir a ponta da bateria, Paulo Alberto acabou tomando o troco em um X realizado por Thales. Mas o ritmo do português era mais forte e conseguiu chegar à frente na bateria.

Dudu Lima (#2) concluiu em terceiro com Hector e Endrews na sequência.

Soma das baterias

        1.    Paulo Alberto
        2.    Thales Vilardi
        3.    Hector Assunção
        4.    Eduardo Lima
        5.    Marçal Muller
        Resultado completo/ clique aqui

Classificação

        1.    Paulo Alberto - 141 pontos
        2.    Thales Vilardi - 141
        3.    Eduardo Lima - 105
        4.    Hector Assunção - 99
        5.    Anderson Cidade - 79
        Classificação completa/ clique aqui

MX-1 - 1ª bateria

O piloto Jean Ramos (#992) saiu na frente e começou a abrir vantagem para o pelotão formado por Wellington Garcia (#21), Joaquim Rodrigues (#108), Adam Chatfield (#407) e Balbi Jr. (#3), do 2º ao 5º, respectivamente.

Mas Jean Ramos teve problemas na parte elétrica da moto. Após vários minutos de fora da prova, todos já acreditavam que o piloto havia abandonado a disputa. Mas Jean retornou para ficar com a 16ª colocação na bateria.

Com a saída de Jean Ramos, Wellington Garcia liderou até o final. A mudança no pelotão que iniciou a prova foi só quando Adam Chatfield conseguiu uma bela ultrapassagem sobre Joaquim Rodrigues, para terminar na 2ª colocação. Humberto Martin (#101) cruzou a quadriculada em 5º.

2ª bateria

Wellington Garcia veio para tentar vencer mais uma bateria. O piloto largou muito bem, mas não durou muito tempo na prova. Na primeira curva, Jean Ramos que veio junto na largada tocou Wellington que sofreu uma queda. O guidão da moto do piloto quebrou e ele ficou de fora da disputa.

Nessa confusão toda, Carlos Campano (#115) que vinha logo atrás acabou batendo na moto de Wellington e também sofreu uma queda. O espanhol se recuperou bem, não tanto quanto em outras etapas, mas terminou a prova na 4ª colocação.

O piloto Balbi Jr que estava na 2ª colocação estava mais rápido do que o líder, Jean Ramos, chegou para tentar uma ultrapassagem, mas caiu antes do arco de chegada.

Balbi demorou para conseguir levantar a moto e Jean abriu boa vantagem. O piloto até tentava tirar a diferença, mas não conseguia se aproximar do líder.

Jean já estava começando a administrar a bateria, quando faltando um minuto para completar o tempo de prova, teve um novo problema e teve dificuldades de completar a bateria, na 11ª colocação. 

Balbi venceu com Chatfield, Martin, Campano e Pipo Castro (#8) na sequência.

Soma das baterias

        1.    Adam Chatfield
        2.    Balbi Jr.
        3.    Humberto Martin
        4.    Joaquim Rodrigues
        5.    Carlos Campano
        Resultado completo/ clique aqui

Classificação

        1.    Adam Chatfield - 125 pontos
        2.    Balbi Jr. - 120
        3.    Carlos Campano - 112
        4.    Joaquim Rodrigues - 98
        5.    Wellington Garcia - 96
        Classificação completa/ clique aqui

O campeonato segue agora para sua 4ª etapa em Aracaju-SE nos dias 13 e 14 de julho.

Fonte | assessoria de imprensa CBM